Quando a DEFICIÊNCIA se torna EFICIENTE

Foi a maior lição que pude aprender quando me tornei deficiente físico.

Sou professor de enfermagem e palestrante há alguns anos, já palestrei pra muita gente e também lecionei em diversas instituições matérias como UTI, Saúde do Adulto, Anatomia entre outros… nesse contexto, lidando com muitas pessoas, conheço bem o termo “deficiente” quando uma faculdade física ou intelectual de uma pessoa é reduzida em comparação ao seu funcionamento esperado.

Como vocês já devem ter visto sou cadeirante, deficiente físico e venho refletindo sobre ser deficiente. Muito mais que o modo pejorativo do uso dessa palavra, eu abrangi meus estudos e percepções e consegui entender que houve um momento em minha vida que a deficiência para mim se tornou eficiente.

Depois que sofri o acidente me senti inválido, incompleto e é muito importante termos apoio nessa fase. Após um choque, um trauma, uma adversidade, são muitos os questionamentos, os medos, a insegurança e o reerguer-se é o passo mais importante, pois vai definir sua nova trajetória visto que há pessoas que não conseguem reerguer-se…

Eu consegui!

Eu vi que a Deficiência me deu mais Eficiência! Eu adquiri uma capacidade de realizar tarefas e trabalhos de modo muito mais eficaz e sem desperdício de tempo e nem de energia! Minhas limitações físicas me trouxeram mais produtividade na vida, eu aprendi a ser mais assertivo, a ter maior capacidade de realizar e me desenvolver. Como diz o ditado popular “até um chute te empurra pra frente”.

Essa particularidade das pessoas que conseguem produzir mais e melhor, com ótimo rendimento, com alta performance, que realizam as coisas e os tornam mais eficazes foi a maior lição que pude aprender quando me tornei deficiente físico.

Prezado, eu espero que você possa aprender sem precisar passar pelo que passei. Os sábios dizem que essa é a melhor forma de aprender, é aprender com a experiência do outro!

“A necessidade é que ensina o sapo a pular”

Forte abraço,
Prof. Pedro Omar

Share

Deixe um comentário